Profissionais das três escolas de regime integral de Mesquita assistiram aos encontros voltados ao cultivo da inteligência socioemocional no ambiente escolar. Foram promovidos seminários em diferentes localidades da cidade, o Centro Cultural Mister Watkins, no Centro, recebeu os profissionais da Escola Municipal Padre Nino Miraldi; já as equipes das escolas municipais Irena Sendler e Cruzeiro do Sul se encontraram nas instalações das próprias unidades, localizadas nos bairros Coreia e Cruzeiro do Sul, respectivamente.
Os representantes do programa Líder em Mim (LEM), projeto pedagógico adotado pela Educação municipal e cujo objetivo consiste em desenvolver a cooperação, a responsabilidade e a autonomia entre os estudantes, se dedicaram a expor técnicas comportamentais voltadas ao desenvolvimento de competências socioemocionais como autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão.
Na segunda data, o conteúdo dos seminários seguiu a mesma proposta. Porém, dessa vez, voltado ao desenvolvimento dessas competências entre os estudantes. A expectativa é de que, com o sucesso da metodologia aplicada nas escolas de regime integral, o plano seja expandido para outras unidades escolares do município.
Conforme estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular, a trajetória escolar do estudante também deve ser marcada pelo seu amadurecimento emocional. A Secretaria Municipal de Educação de Mesquita, então, optou pela implementação de metodologias pedagógicas que contribuam para esse processo.
"Buscamos fazer de nossas salas de aula ambientes de aprendizado e de crescimento. Sabemos do papel que a Educação possui para a formação de um indivíduo. Por isso, buscamos sempre estratégias pedagógicas construtivas, como a parceria com o programa Líder em Mim e a implementação da nossa metodologia, focada tanto no desenvolvimento da aprendizagem do estudante quanto nas suas habilidades emocionais e sociais", explicou Monique Rosa, subsecretária de Educação de Mesquita.