Mesquita coloca em pauta cultivo da inteligĂȘncia socioemocional no ambiente escolar

Educação realizou seminĂĄrios em diferentes localidades da cidade sobre a temĂĄtica

Por Adriana França em 13/03/2025 às 07:07:13
Profissionais das trĂȘs escolas de regime integral de Mesquita assistiram aos encontros voltados ao cultivo da inteligĂȘncia socioemocional no ambiente escolar. Foram promovidos seminĂĄrios em diferentes localidades da cidade, o Centro Cultural Mister Watkins, no Centro, recebeu os profissionais da Escola Municipal Padre Nino Miraldi; jĂĄ as equipes das escolas municipais Irena Sendler e Cruzeiro do Sul se encontraram nas instalações das próprias unidades, localizadas nos bairros Coreia e Cruzeiro do Sul, respectivamente.

Os representantes do programa Líder em Mim (LEM), projeto pedagógico adotado pela Educação municipal e cujo objetivo consiste em desenvolver a cooperação, a responsabilidade e a autonomia entre os estudantes, se dedicaram a expor técnicas comportamentais voltadas ao desenvolvimento de competĂȘncias socioemocionais como autoconsciĂȘncia, autogestão, consciĂȘncia social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão.

Na segunda data, o conteúdo dos seminĂĄrios seguiu a mesma proposta. Porém, dessa vez, voltado ao desenvolvimento dessas competĂȘncias entre os estudantes. A expectativa é de que, com o sucesso da metodologia aplicada nas escolas de regime integral, o plano seja expandido para outras unidades escolares do município.
Conforme estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular, a trajetória escolar do estudante também deve ser marcada pelo seu amadurecimento emocional. A Secretaria Municipal de Educação de Mesquita, então, optou pela implementação de metodologias pedagógicas que contribuam para esse processo.

"Buscamos fazer de nossas salas de aula ambientes de aprendizado e de crescimento. Sabemos do papel que a Educação possui para a formação de um indivíduo. Por isso, buscamos sempre estratégias pedagógicas construtivas, como a parceria com o programa Líder em Mim e a implementação da nossa metodologia, focada tanto no desenvolvimento da aprendizagem do estudante quanto nas suas habilidades emocionais e sociais", explicou Monique Rosa, subsecretĂĄria de Educação de Mesquita.
Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google