Estado prepara licitação e propõe cortar 238 linhas de ônibus com rotas semelhantes

Estudo inicial do Detro prevê redução de cerca de 20% dos percursos, mas proposta pode ter mudanças após análise da Secretaria estadual de Transportes

Por Adriana França em 11/02/2025 às 08:32:39
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Foto: Reprodução

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Em discussão desde 2015, a primeira licitação completa das linhas intermunicipais de ônibus que atendem à Região Metropolitana e ao interior do estado forçará uma mudança de hábitos de boa parte dos usuários. Estudos coordenados pelo Departamento Estadual de Transportes (Detro) apresentados no fim de janeiro à Secretaria estadual de Transportes e Mobilidade Urbana prevê uma racionalização para eliminação de percursos semelhantes ou que concorram com outros modais de alta capacidade, como os trens e o metrô.

O estudo leva em conta ainda fatores como mudanças de hábito de viagens provocadas pela Covid-19 . Das 1,1 mil linhas existentes hoje à disposição dos passageiros, o documento propõe manter 862 (78,36%). A proposta é que a concessão seja por 15 anos.

Os dados agora estão sendo revisados por técnicos da Secretaria estadual de Transportes, que podem propor mudanças mantendo ou cortando serviços. O documento do Detro não informa quais linhas seriam eliminadas, detalhando apenas aqueles que propõe que sejam preservadas. Mais de 500 mil passageiros que se deslocam diariamente entre a capital e cidades da região metropolitana, seja para trabalhar, estudar ou realizar outras atividades no Rio, podem ser afetados.

Superadas todas as questões técnicas, a previsão é que o edital seja lançado até o fim de março.

O que já está decidido é que, neste processo de revisão do edital, não há previsão para encurtar o percurso de linhas que vêm de outras cidades para estimular integrações nos trevos das Margaridas (acesso à Rodovia Presidente Dutra) e das Missões (Washington Luiz), como desejava a prefeitura do Rio, com o objetivo de estimular um aumento de demanda pelo BRT Transbrasil (Deodoro - Terminal Gentileza.

Na licitação, as linhas serão oferecidas em blocos. O estudo propõe dividir as linhas em 15 blocos , mas essa quantidade deve cair para 12. Em cada um deles haverá linhas de grande demanda, lucrativas, e outras deficitárias. O objetivo seria alcançar um equilíbrio na receita para o operador, sem prejudicar os serviços.

Ficarão de fora 12 linhas que ligam a Barra da Tijuca a outros municípios; estas foram alvo de concorrência pública de forma isolada. No caso da bilhetagem eletrônica, as empresas trabalhariam com um novo sistema que o governo do estado pretende licitar.

O edital deverá exigir também que a idade média da frota seja de cinco anos nas linhas urbanas e de seis anos nas rodoviárias, sendo que 20% do total dos coletivos devem ser zero quilômetro. Os veículos também deverão possuir computador de bordo e sistemas de monitoramento por imagem e GPS por motivos de segurança e fiscalização. Existe a possibilidade de que parte da frota na região metropolitana seja de veículos elétricos.


*com informações do Extra

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