Municípios vão à Justiça contra Consórcio de Saúde

Eles vão entrar com ação na Justiça contra a eleição do prefeito de Miguel Pereira, Pedro Paulo Quinzinho

Por Conexão no Ar em 10/01/2025 às 15:40:27
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Sete municípios se retiraram da reunião para eleger o novo presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro-Sul Fluminense, nesta sexta-feira (10). Eles vão entrar com ação na Justiça contra a eleição do prefeito de Miguel Pereira, Pedro Paulo Quinzinho (PP) para a presidência do grupo.

O consórcio, formado por 11 municípios, vinha sendo presidido pelo prefeito de Miguel Pereira, André Português, por oito anos. Isso aconteceu contrariando a lei federal Lei 11107 de 2005, que diz que cada presidente só pode se reeleger uma vez para um mandato de dois anos, o que obriga a mudança na liderança a cada quatro anos.

Porém, na reunião de hoje, três municípios foram impedidos de votar sob alegação de inadimplência - Paraíba do Sul, que tinha o prefeito Júlio Canelinha como candidato a presidente, São José do Vale do Rio Preto e Três Rios. Sob protesto, os prefeitos dessas três cidades mais os prefeitos de Areal, Mendes, Levy Gasparian, Três Rios e Sapucaia (foto) se retiraram da reunião.

O atual prefeito de Miguel Pereira, Pedro Paulo Quinzinho, foi eleito presidente do consórcio. Caso exercesse os dois mandatos, seriam 12 anos da cidade na liderança. Se não conseguirem a anulação da Justiça, os sete municípios cogitam até sair do consórcio atual e criar um outro.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google