O impacto das fortes chuvas que geralmente ocorrem no mĂȘs de janeiro é uma das principais preocupações do atual governo. Por isso, a Secretaria de Defesa Civil reuniu o novo Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) composto por diversas secretarias municipais, para alinhar estratégias de prevenção e preparação.
"Estamos definindo os protocolos de atendimento integrado em Meriti para alinhar as ações preventivas e de resposta em situações de anormalidade nesse período de chuvas intensas. Todas as secretarias municipais estão trabalhando juntas para assumir suas funções na matriz de responsabilidades", disse o secretĂĄrio municipal de Defesa Civil, Rodrigo de Andrade Henriques.
Os especialistas Alexandre Silveira e Leandro Greco participaram da reunião compartilhando experiĂȘncias que reforçaram a importância logística do GRAC.
"Fomos convidados pela Prefeitura para dar um suporte sobre a redução do impacto das fortes chuvas e no planejamento de ações que evitem os efeitos nefastos de possíveis cenĂĄrios na cidade", frisou Alexandre. "É fundamental que o município continue realizando todas as ações de prevenção que irão garantir melhores condições para a população", acrescentou Leandro.
A primeira reunião do novo GRAC contou com a presença do coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Alexandre Silveira (especialista em Proteção e Defesa Civil) e do tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Leandro Greco (especialista em administração pública). Estiveram presentes representantes das secretarias municipais: AssistĂȘncia Social, Educação, Saúde, Governo, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Fazenda, Administração, Comunicação Social, além da equipe técnica da Defesa Civil de Meriti.