Bairros de várias regiões do Rio tiveram chuva forte na tarde desta segunda-feira (16), causando transtornos em algumas áreas. A cidade entrou em Estágio 2 às 16h05 por conta do registro de chuva moderada em duas estações. Na Barra da Tijuca, Zona Oeste, houve registro inclusive de chuva de granizo.
Já na Zona Norte, também choveu granizo no Grajaú.
A chuva forte foi registrada por toda a cidade, como na Praça da Bandeira, em São Cristóvão e em Manguinhos, na Zona Norte, assim como no Centro e na Zona Sul carioca, em bairros como Catete, Copacabana e Leblon.
Em bairros da Zona Sul, como o Jardim Botânico e Botafogo, também chovia forte por volta das 15h50.
Houve registro de alagamento na Rua Visconde de Silva, em Botafogo. Na Zona Norte, a Rua Professor Gabizo com Moraes e Silva, que fica na Tijuca, enfrentou bolsões d'água.
Oito árvores caíram, sendo duas na Rua Agrícola, em Bangu, uma na Avenida Ribeiro Dantas, outra na Avenida General San Martin, no Leblon, e outras quatro em pontos diferentes da Avenida Brasil:
- na altura da Estrada do Quafa, em Santíssimo
- na altura do Mercado Assaí, em Bangu (removida)
- na altura do Batan, em Realengo
- na altura da Cancela Preta, em Padre Miguel (removida)
A porta de vidro da 34ª DP (Bangu) ficou destruída com a força das pedras de gelo que atingiram o local.
De acordo com a Polícia Civil, três pessoas se feriram sem gravidade. Apenas uma foi socorrida e levada para uma unidade de saúde. O atendimento na delegacia segue normalmente e a substituição da vidraça está sendo providenciada, de acordo com a polícia.
Nas redes sociais, o secretário de Saúde do Rio disse que devido a uma "fortíssima rajada de vento alguns setores dos andares mais altos do Hospital Municipal Albert Schweitzer tiveram suas portas de vidro e forros danificados. Ninguém se feriu, a equipe de manutenção está no local. A emergência da unidade está funcionando plenamente".
Desabamentos
Um imóvel sofreu um desabamento parcial no cruzamento da Rua Adolfo Bergamini com a Ana Leonídia, no Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio.Bombeiros do quartel do Méier foram acionados às 16h48. De acordo com a Defesa Civil, a casa estava abandonada e uma vistoria foi feita no dia 6 de novemnro, onde foi constatado que o imóvel tinha péssimo estado de conservação.
"Em função do risco de desprendimento de rebocos da fachada, a Defesa Civil acionou a Secretaria de Conservação para eliminar eventuais riscos. Em função da ocorrência desta tarde (16/12), técnicos da Defesa Civil vão realizar nova vistoria no local", diz o posicionamento da Defesa Civil.
Dois carros foram danificados no desabamento.
Previsão
Antes da chuva chegar, a previsão desta segunda-feira era de temperatura chegando aos 37 graus. A partir de terça-feira, ventos úmidos do oceano devem interferir no declínio da temperatura no Rio.