Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Alerj

Alerj aprova correção das custas judiciais pela taxa Selic

OABRJ destaca que as custas judiciais no estado já são as mais caras do país


Foto: Reprodução

A Assembleia Legislativa (Alerj) aprovou, nesta terça-feira (17/12), projeto de lei de autoria do poder judiciário que prevê o reajuste das custas judiciais pela taxa Selic. O placar foi de 48 votos favoráveis contra 19 contrários à matéria.

O Judiciário justifica que a medida se faz necessária na medida em que estudos financeiros realizados pelos órgãos técnicos do Poder Judiciário apontam para a projeção de déficits de arrecadação nos anos seguintes se mantida a UFIR-RJ como fator de atualização.

No entanto, a Ordem dos Advgados do Brasil do Rio de Janeiro (OABRJ) destaca que as custas judiciais no estado já são as mais caras do país. Recém-eleita presidente da seccional fluminense da OAB, Ana Tereza Basílio esteve na Alerj para acompanhar a votação.

"As custas vão aumentar mais de 12%. A Selic contém juros, e agora todo ano as custas vão ser aumentadas com correção monetária e juros. Aquilo que já estava muito caro vai ficar mais proibitivo ainda. E nós vamos tomar todas as medidas contra esse projeto, se ele for sancionado pelo governador", disse.

Estado do Rio Tribunal de Justiça Alerj projeto judiciário aumento custas judiciais

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!