A Polícia Civil do RJ iniciou nesta segunda-feira (9) uma operação no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio. É mais uma fase da Operação Torniquete, que combate o roubo de cargas e de veículos. Um helicóptero e 5 blindados davam apoio aos agentes.
Moradores relataram muitos tiros na Maré. Um forró acontecia no Parque União no momento da chegada dos agentes ao local. A Linha Amarela e a Avenida Brasil, duas das principais vias expressas da cidade, chegaram a ser fechadas.
Traficantes do Comando Vermelho (CV) eram procurados — entre eles, Rodrigo da Silva Caetano, conhecido como Motoboy, e Jorge Luís Moura Barbosa, o Alvarenga.
Até agora, havia registro de 2 suspeitos mortos, 2 homens feridos e 6 presos, além de 3 fuzis, 2 pistolas, 1 granada, 16 carregadores de fuzil, drogas, munição e dezenas de carros apreendidos. Um dos presos é o traficante Luiz Mário dos Santos Júnior, o Mário Macaco, do CV. Ele foi capturado em casa, com munição e granada.
Segundo a polícia, integrantes da facção que atua na Maré recebem ordens dos chefes do tráfico do Complexo da Penha — entre eles, Edgar Alves Andrade, o Doca — e "montam todo apoio logístico para que os integrantes da quadrilha de assaltantes, pratiquem seus delitos em diversos bairros do Rio de Janeiro e da Região Metropolitana".
As investigações revelaram ainda a prática de várias atividades criminosas relacionadas aos roubos de veículos e de cargas, entre elas:
Desde setembro, já são mais de 250 presos, além de veículos e cargas recuperados, na Operação Torniquete.
*em atualização