Prefeitura apresenta projeto de revitalização da região do Sambódromo

A proposta inclui demolição do Elevado 31 de Março

Por Adriana França em 08/12/2024 às 18:35:55
Foto: Reprodução/perspectiva do projeto

Foto: Reprodução/perspectiva do projeto

A Prefeitura do Rio de Janeiro apresentou, na manhã deste domingo (8/12), um projeto de revitalização da região do Sambódromo nos moldes do Porto Maravilha. O projeto prevê a demolição do Elevado 31 de Março e outras medidas para requalificar o entorno.

De acordo com o poder municipal, o objetivo é fazer com que a passarela do samba esteja mais integrada à região central do Rio. O projeto prevê a construção de um túnel sob a linha férrea, parques, prédios residenciais, sala de espetáculos, e um museu do samba.

A Prefeitura do Rio de Janeiro ainda não divulgou datas para a aprovação e realização das obras do projeto.

Demolição

A prefeitura anunciou que o projeto prevê a demolição do Elevado 31 de Março em toda a extensão, desde a entrada do Santo Cristo até o túnel Santa Bárbara.

Segundo o poder público, a ideia é liberar uma área equivalente a 700 mil metros quadrados com potencial para construção de moradias, entre outros espaços.

Distrito Residencial

Um dos projetos elaborados para a área do elevado é a construção de um distrito residencial. Nele, um dos prédios homenageará o arquiteto Oscar Niemayer, autor do projeto do sambódromo da Marquês de Sapucaí.

De acordo com a prefeitura, a construção terá por inspiração o prédio do Congresso Nacional e ficará na Avenida Presidente Vargas, em cima da entrada de um novo túnel que fará a ligação com o bairro de Santo Cristo após a demolição do elevado.

Melhorias no Sambódromo

O projeto prevê ainda melhorias para o Sambódromo que incluem a construção de um museu em um terreno ocupado por carros alegóricos atrás da Praça da Apoteose.

Também está prevista a construção de uma infraestrutura para a realização de eventos culturais e de negócios atrás de cada módulo da arquibancada, fazendo com que o espaço seja usado ao longo do ano.

O projeto também prevê melhorias no Terreirão do Samba e a construção de um parque.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google