A partir desta quarta-feira (11/12), o MetrôRio recebe doações de alimentos não perecíveis em nove estações do sistema metroviário para a campanha "Natal Sem Fome", realizada pela ONG Ação da Cidadania. As caixas coletoras e os totens estarão disponíveis nas estações: Pavuna, Del Castilho, Saens Pena/Tijuca, Central do Brasil/Centro, Carioca/Centro, Botafogo, Cantagalo/Copacabana, General Osório/Ipanema e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca.
As doações podem ser feitas até o dia 25/12, durante o horário de funcionamento do metrô. De segunda-feira a sábado, das 5h à meia-noite; e aos domingos e feriados, das 7h às 23h. Os clientes do sistema metroviário também podem fazer suas contribuições pelo site www.natalsemfome.org.br ou pelo PIX: [email protected].
Em 2024, a campanha Natal Sem Fome tem a expectativa de distribuir 2.000 toneladas de alimentos em todo o Brasil. O objetivo é contribuir com a segurança alimentar de 800 mil brasileiros por meio de 10 milhões de pratos de comida. Na edição de 2023, a concessionária arrecadou mais de 600 quilos de alimentos.
Considerada a maior campanha solidária de arrecadação de alimentos da América Latina, a campanha foi criada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Nesse mesmo ano, nasceu também a Ação da Cidadania.
Segundo a Ação da Cidadania, mais de 64 milhões de brasileiros estão em insegurança alimentar grave, com situação ainda pior em lares com crianças e mulheres. Na cidade do Rio de Janeiro, 468 mil famílias não têm o que comer regularmente, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pior marca da região sudeste junto com São Paulo.
Estações do metrô participantes da ação: Pavuna, Del Castilho, Saens Pena/Tijuca, Central do Brasil/Centro, Carioca/Centro, Botafogo, Cantagalo/Copacabana, General Osório/Ipanema e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca.