Programa Autonomia e Renda Petrobras oferece vagas em cursos gratuitos em Caxias

Iniciativa é fruto de parceria com a Firjan SENAI SESI

Por Adriana França em 11/12/2024 às 09:57:11
Foto: Divulgação Sesi

Foto: Divulgação Sesi

O Programa Autonomia e Renda Petrobras, realizado em parceria com a Firjan SENAI SESI, lançou edital de vagas gratuitas com objetivo de qualificar profissionalmente e ampliar oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Em 2025, no Rio de Janeiro, serão oferecidas 580 vagas gratuitas, distribuídas em diversas unidades da Firjan SENAI SESI, como em Caxias. As inscrições podem ser realizadas até 23/12.

Os participantes poderão se candidatar a cursos de qualificação profissional, com durações que variam entre quatro e oito meses, e a cursos técnicos, com duração que pode chegar a 18 meses. Entre os cursos de qualificação, estão: Almoxarife de obras, Auxiliar de Manutenção Predial, Caldeireiro, Desenhista Mecânico, Inspetor de Soldagem N1, Instalador de Isolantes Térmicos, Montador de Andaime, Formas e Escoramento, Operador de Máquinas e Usinagem, Pedreiro, Refratarista, Sinaleiro Amarrador e Mecânico de Máquinas Industriais. Já a formação técnica oferecida será: Automação Industrial, Mecânica, Edificações, Planejamento e Controle de Produção, Segurança do Trabalho e Eletrotécnica.

Para a unidade Firjan SENAI SESI Caxias serão disponibilizadas 220 vagas para o curso de Auxiliar de Manutenção Predial (40), Caldeireiro (60), Automação Industrial (30), Mecânica (30), Planejamento e Controle da Produção (30) e Eletrotécnico (30). As inscrições podem ser feitas até dia 23/12, de forma on-line, pelo link www.autonomiaerenda.com.br, ou diretamente na unidade de interesse. Em Duque de Caxias, o atendimento presencial é realizado na Rua Arthur Neiva, 100.

Além da formação profissional, o Programa Autonomia e Renda Petrobras conta com uma carga horária de 60 horas/aula de oficinas de Desenvolvimento Humano (DH), uma metodologia da Firjan SESI, que tem como finalidade fortalecer as competências sociais nos participantes, elevando seu potencial de empregabilidade.

Os pré-requisitos para o ingresso no programa são: ter mais de 18 anos, possuir a escolaridade mínima exigida por cada curso, ser morador das áreas de abrangência da Petrobras e estar em situação de vulnerabilidade social, conforme determinado pelo edital. A seleção dos candidatos e candidatas será realizada por meio de sorteio eletrônico.

Além da gratuidade nos cursos de formação profissional e das oficinas de DH, o Programa prevê a concessão de bolsas-auxílio de R$ 660 mensais aos participantes. E as mulheres com filhos de até 11 anos de idade completos receberão bolsa com valor diferenciado de R$ 858 mensais.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google