Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Dias religiosos

Prefeito Eduardo Paes inclui seis comemorações religiosas no calendário da cidade

Projetos de lei foram sancionados pelo prefeito e publicados no Diário Oficial


Foto: Reprodução

O Diário Oficial desta terça-feira trouxe uma série de projetos de lei, propostos por vereadores, que foram sancionados pelo prefeito Eduardo Paes. No entanto, há algo em comum entre seis deles: estão ligados à inclusão de comemorações religiosas ou de instituições religiosas ao calendário oficial da cidade. A lista tem a Festa de Dona Maria Mulambo, em 1º de novembro, e o Dia da Pastora Evangélica da Assembleia de Deus Frida Vingren, em 13 de junho, por exemplo.

Quatro dos projetos de lei são de autoria do vereador Eliseu Kessler, que é ligado à Assembleia de Deus Ministério Madureira. Conforme sancionado pelo prefeito, serão comemorados os dias da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (13 de março); da Convenção Geral dos Ministros das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus do Brasil (5 de setembro); e da Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil (2 de maio).

Já em 13 de junho, será celebrado ainda o dia da Pastora Evangélica da Assembleia de Deus Frida Vingren (1891-1940). Segundo a justificativa do vereador, a missionária pentecostal, mulher de Gunnar Vingren, fundador das Assembleias de Deus no Brasil, enfrentou perseguições em vida e foi internada contra a sua vontade em um hospital psiquiátrico. O parlamentar ressalta que Frida é reconhecida pela denominação como uma mulher "pioneira" e com atuação "de suma importância para a consolidação da Assembleia de Deus no Brasil".

Na mesma edição do Diário Oficial, há ainda outros projetos de lei sancionados por Eduardo Paes, como o que inclui o dia da Paróquia Santos Anjos, comemorado em 2 de outubro, ao calendário da cidade. Proposto pelo vereador Marcio Santos, o PL ressalta que a igreja, localizada no Leblon, é "uma referência como lugar de oração, espiritualidade e encontro com Deus".

Outra comemoração incluída ao calendário municipal é a Festa de Dona Maria Mulambo, celebrado em 1º de novembro, conforme projeto do vereador Alexandre Beça. "A inclusão deste evento no calendário oficial não apenas reconhece a importância das tradições afro-brasileiras e sua contribuição para a identidade cultural da cidade, mas também fortalece o respeito pela diversidade religiosa", justificou o parlamentar, que reforça a oportunidade de reunir comunidades, promover ambiente de inclusão e respeito, além de fortalecer laços sociais.

Rio calendário religiões projetos Câmara municipal prefeito

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!