Nova edição do Panorama Covid mantém leve tendência de aumento nos indicadores da doença

Secretaria de Estado de Saúde reforça que é importante manter a vacinação e as medidas de prevenção e controle

Por Adriana França em 26/11/2024 às 16:03:45
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A nova edição do Panorama Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), divulgada na sexta-feira (22/11), mantém a tendência de aumento nos indicadores precoces da doença, quando consideradas as quatro últimas semanas epidemiológicas. Houve aumento em cinco dos oito indicadores na Semana Epidemiológica (SE) 46, que compreende o período de 10 a 16 de novembro.

Desde a Semana Epidemiológica 42, o Laboratório Central Noel Nutels (LACEN) registra um ligeiro aumento na taxa de positividade dos testes rápidos de antígeno (de 8,43% para 16,70%). O sistema particular de laboratórios DASA também registrou aumento no indicador (de 5,83% para 14,10%).

No LACEN, a taxa de positividade dos testes RT-PCR cresceu ligeiramente menos que os testes de antígeno (de 8,05% para 14,20%). Na rede particular DASA, houve registro de aumento também de forma mais discreta (de 10,50% para 16,60%).

O número de atendimentos de pacientes com sintomas gripais nas Unidades de Pronto Atendimento 24h (UPAs) do estado do Rio também tem sido observado pela SES-RJ. Entre a SE42 e a SE46 o número aumentou tanto na população adulta (de 1.492 para 1.774), como na pediátrica (de 1.149 para 1.223).

Os indicadores precoces – taxa de positividade, atendimentos nas UPAs e números de solicitações de leitos – servem para sinalizar o aumento de casos antes mesmo da elevação detectada nos sistemas de informação. Por isso, o monitoramento é primordial para ações de preparação da SES no combate ao crescimento da doença e orientação para o reforço das medidas de prevenção e controle, como a vacinação.

O Panorama Covid-19 utiliza como fonte de dados o Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), o Sistema Estadual de Regulação (SER), o Sistema Próprio das UPAs do estado do Rio e o Sistema de Informação de Gerenciamento de Amostra Laboratorial (GAL), onde são registrados os resultados dos exames realizados pelo Laboratório Nacional de Saúde Pública (Lacen-RJ) e pela Fiocruz. Também são registrados os dados enviados pela rede Dasa em laboratórios privados.

Para consultar o Panorama Covid e outras informações, como número de internações, óbitos e taxa de cobertura vacinal, basta acessar o Painel de Monitoramento da Covid-19: https://cisshiny.saude.rj.gov.br/covid/.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google