A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro lança, nesta terça-feira (26/11), o primeiro edital voltado exclusivamente para o movimento Hip Hop. A chamada pública vai premiar dez propostas, no valor de R$ 30 mil, somando investimento de R$ 300 mil. As inscrições ficam abertas até às 18h do dia 10/12, através da plataforma Desenvolve Cultura.
Aliando arte e educação, o edital "Hip Hop nas Escolas" vai apoiar oficinas culturais em seus diversos elementos, como breaking, grafitti e rap, a serem realizadas em instituições públicas de ensino das dez regiões do estado do Rio de Janeiro. A iniciativa visa incentivar as diferentes expressões artísticas e impulsionar a economia criativa associada à cultura e a história deste segmento.
"No Estado do Rio de Janeiro, nós celebramos a diversidade cultural e a pluralidade que pode ser encontrada em todas as formas de arte. Por isso, na nossa gestão, seguindo o propósito de descentralizar os recursos da pasta, temos lançado cada vez mais editais inéditos, contemplando segmentos nunca antes valorizados", ressalta a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.
A chamada pública será voltada para pessoas jurídicas ou MEIs e contará com duas diferentes fontes de recursos para a sua realização: metade será garantida pelo Fundo Estadual de Cultura (FEC) e a outra, através de emenda parlamentar da deputada estadual Dani Monteiro (PSOL).
"O Hip Hop é muito mais que uma expressão artística; ele é uma forma de resistência, de pertencimento e de transformação social. Ao apoiar oficinas culturais que irão abordar os cinco elementos, através do nosso projeto de Hip Hop nas Escolas, estamos criando novas oportunidades de aprendizado e de expressão para jovens e adolescentes das escolas públicas de todo o Rio de Janeiro. Temos a certeza de que, ao destinar recursos para essa ação, estamos investindo no futuro da nossa juventude, na educação e no fortalecimento das diversas formas de arte que fazem parte da nossa identidade. Hip hop é cultura, diversão e educação!"
Para avaliação das propostas, serão julgados os seguintes critérios: qualidade e coerência da proposta; relevância e impacto para o cenário cultural local; acessibilidade; viabilidade técnica; democratização do acesso e coerência das ações de difusão; trajetória do proponente; e compatibilidade da ficha técnica com as atividades desenvolvidas.
Serviço
Inscrições: 9h do dia 26/11 às 18 do dia 10/12
Link: cultura.rj.gov.br/desenvolve-cultura
E-mail para dúvidas: [email protected].gov.br