Entre os dias 18 de novembro e 7 de dezembro, o mamógrafo móvel da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro chega a três regiões do estado. O itinerário do equipamento começa em Sapucaia, no dia 18, onde permanece até o dia 23. No dia 25, chega a Volta Redonda, onde fica até o dia 30. Já entre os dias 2 e 7 de dezembro, o mamógrafo encerra o seu itinerário na cidade de Quissamã, no norte do estado.
O contato com as pacientes será feito pelas secretarias municipais de saúde e, para os atendimentos, elas deverão levar a xerox do RG, cartão do SUS, comprovante de residência e pedido médico original. Os resultados dos exames de mamografia realizados podem ser acessados através do site da Saúde, no setor de laudos da plataforma.
"A saúde da mulher segue sendo uma prioridade da nossa gestão. Justamente por isso, o nosso objetivo é levar o mamógrafo móvel a maior quantidade possível de municípios, para facilitar o acesso ao exame de mamografia, fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mama. E agora, com ainda mais facilidade, ao poder acessar o resultado através do nosso site", destacou a secretária de estado de Saúde, Claudia Mello.
Até outubro, a SES já alcançou mais de 14 mil mulheres através de exames oferecidos pela unidade móvel.