Parlamento Juvenil da Alerj tem recorde de participação feminina

Durante toda a semana, os parlamentares juvenis elegerão a Mesa Diretora do PJ, proporão projetos de lei, debaterão em comissões e farão a votação no plenário da Casa.

Por Adriana França em 24/11/2024 às 09:13:54
Foto: Divulgação Alerj

Foto: Divulgação Alerj

Estudantes da rede estadual de ensino vão assumir seus mandatos como deputados juvenis da Assembleia Legislativa (Alerj) a partir desta segunda (25), às 15h, em solenidade de abertura no histórico Palácio Tiradentes.

Entre os 96 alunos eleitos para representarem os municípios fluminenses na 15ª edição do Parlamento Juvenil (PJ), cerca de 62% são meninas. Isto representa um recorde de participação feminina no programa — já os meninos irão ocupar 36 cadeiras.

Durante toda a semana, os parlamentares juvenis elegerão a Mesa Diretora do PJ, proporão projetos de lei, debaterão em comissões e farão a votação no plenário da Casa. As três medidas eleitas pelos PJs poderão até virar leis.

O Parlamento Juvenil está completando 21 anos desde a sua criação, sendo um programa da Alerj realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). Ele reúne estudantes de todas as regiões do Estado do Rio.

Coordenador do programa, o deputado Danniel Librelon (REP) afirmou que Parlamento Juvenil dá destaque ao protagonismo dos jovens, que devem ter mais espaço na discussão política.

"Eles vão sentir de perto a rotina de um deputado estadual, discutindo projetos de lei e votando propostas que podem, de fato, virar leis. Desde 1998, quando foi criado, o Parlamento Juvenil tem como missão formar cidadãos conscientes, preparados e protagonistas da política", afirmou.

Calendário

Nesta segunda-feira, os estudantes irão tomar posse em sessão solene no Palácio Tiradentes, sede histórica da Alerj. Após a diplomação, eles irão eleger a Mesa Diretora da edição e fazer os primeiros pronunciamentos em tribuna. Já na terça (26), os jovens vão defender seus projetos de lei no auditório da Escola do Legislativo (Elerj).

A participação dos parlamentares juvenis na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a discussão das propostas apresentadas por eles marcarão as atividades da quarta (27). No dia seguinte (28), os estudantes vão debater e votar os pareceres apresentados pelos relatores dos projetos de lei criados pelos PJs.

O encerramento da semana parlamentar acontecerá na sexta (29), quando os estudantes votarão os projetos aprovados nas comissões em uma Sessão Final, que acontecerá a partir das 15h no plenário do Edifício Lúcio Costa, sede do Legislativo fluminense. Após o debate, os jovens participarão de uma formatura simbólica, com direito ao uso da tradicional beca.

Além disso, os estudantes terão a oportunidade de visitar os principais pontos turísticos da capital ao longo da semana, tais como Cristo Redentor, Bondinho do Pão de Açúcar e Estádio do Maracanã.

Preparação

Os jovens escolhidos para representar as cidades do Estado do Rio foram eleitos nas escolas estaduais, em agosto. Nos últimos meses, eles passaram por capacitações presenciais e on-line que os prepararam para a atividade parlamentar. Os estudantes receberam aulas sobre diversos temas relacionados ao trabalho dos deputados estaduais, como técnicas legislativas e elaboração de projetos de lei.

A 15ª edição também está marcada pelo recorde de inscrições nos últimos anos. O programa despertou interesse em todas as cidades fluminenses, com quase 400 inscritos. E o número de candidatos no interior também aumentou: só no Noroeste foram mais de 60 estudantes buscando ocupar o cargo de deputado estadual juvenil na Alerj. Já no Sul Fluminense, a eleição dos PJs também foi acirrada, com a concorrência de quase 30 escolas e 45 candidatos.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google