A eleição em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, não vai mais para o segundo turno e Léo Vieira (Republicanos) está eleito prefeito da cidade. Decisão judicial, proferida na noite desta terça-feira (8/10), considerou nulos os 2.624 votos recebidos por Professor Joziel (DC), que concorreu sub judice.
Em resposta à ação movida pelo advogado Afonso Destri, representante da coligação de Vieira, o percentual de válidos do candidato do Republicanos sobe de 49,82% para pouco mais de 50% o que, segundo a legislação eleitoral, dispensa a necessidade de um segundo turno. Com os votos de Joziel na contabilidade, haveria nova votação entre Vieira e Valdecy da Saúde (PL), que inicialmente ficou com 33,01%, em 27 de outubro.
Vieira a aguarda a proclamação oficial do resultado
Em nota, Vieira disse ter recebido com serenidade a decisão.
"Estamos certos de que a retotalização dos votos é uma medida que se dará em cumprimento do que estabelece a lei eleitoral. Acredito na justiça e no trabalho dos profissionais envolvidos. Estou aguardando, com otimismo, a proclamação oficial da nossa vitória em primeiro turno, que representa não apenas um triunfo pessoal, mas a esperança de um futuro melhor para todos os meus vizinhos meritienses", diz a nota.