Pesquisa do instituto Prefab Future, divulgada nesta sexta-feira (2/08), mostra uma forte desaprovação do presidente Lula, que entre os entrevistados na capital carioca tem 52,1% de reprovação e apenas 34,4% de aprovação do seu governo.
Além de preocupante para sua reeleição em 2026, o quadro pode acabar influenciando já neste ano a corrida à prefeitura do Rio, onde Eduardo Paes (PSD) aparece na frente na mesma pesquisa, com 43,6% dos votos estimulados.
Mas ao contrário do que esperava, Paes não tem a preferência assegurada visto que as eleições na cidade prometem ser polarizadas e o prefeito tem Lula como padrinho, fato que deve ser explorado por seus adversários durante a campanha eleitoral.
Recente pesquisa, realizada por outro instituto, o Quaest, mostrou que Eduardo Paes, quando apoiado por Lula, despenca nas intenções de voto, pelo menos seis pontos percentuais.
O governador Cláudio Castro também não aparece bem no levantamento. Sua gestão é aprovada por 21,9%, contra 52,3% que desaprovam.
A pesquisa do Prefab Future foi realizada no dia 30 de julho, com 1.004 entrevistas. A margem de erro é de 3,1% e o intervalo de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número RJ-09640/2024.