Cinco em cada dez endividados já fizeram pelo menos uma aposta, e 34% continuam apostando, revela uma pesquisa da Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box. De acordo com o estudo, 44% dos endividados que já apostaram afirmam ter jogado com o objetivo de quitar uma dívida.
A pesquisa, que entrevistou 4.463 inadimplentes maiores de 18 anos de todas as regiões do país, aponta ainda que entre principais razões para começar a apostar incluem a tentativa de obter dinheiro rápido para pagar contas (29%) e a busca por uma renda extra (27%).
Segundo a pesquisa, 10% dos apostadores revelaram que já solicitaram crédito para jogar, e 52% admitem ter perdido mais dinheiro do que ganharam. Além disso, 57% não estavam endividados quando começaram a apostar.
Patrícia Camillo, gerente executiva da Serasa, alerta que muitas pessoas, ao buscarem soluções rápidas para quitar seus débitos, podem acabar se endividando ainda mais.
"Na tentativa desorganizada de pagar as dívidas, os brasileiros podem acabar aumentando seus débitos. O apostador prudente é aquele que consegue definir limites, evitando que o entretenimento comprometa o orçamento e a saúde familiar", diz Patrícia Camillo.
O estudo também indica que 13% afirmam ter deixado de pagar outras contas para fazer apostas. Entre os que apostam atualmente, 58% jogam há menos de dois anos. Já 56% temem se tornar viciados.