Sancionada a polĂ­tica de cuidado às pessoas com Alzheimer ou demĂȘncias

A nova lei determina prioridades no tratamento destas doenças

Por Conexão no Ar em 05/06/2024 às 14:56:19
Foto: Marcelo Carmargo/Agencia Brasil

Foto: Marcelo Carmargo/Agencia Brasil

O projeto de lei que cria a Política Nacional de Cuidado Integral às pessoas com doença de Alzheimer e outras demĂȘncias, sancionado nesta terça-feira pelo presidente Lula, é considerado um novo marco legal para o Brasil.

A nova lei, de autoria do senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, determina prioridades no tratamento das doenças relacionadas às demĂȘncias.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 1,2 milhão de pessoas vivem com alguma forma de demĂȘncia no país e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano.

O apoio à Atenção PrimĂĄria à Saúde, capacitação dos profissionais da ĂĄrea e observação das orientações de entidades internacionais sobre o tema, são algumas recomendações feitas para a implementação dessa política.

Conforme o texto da lei, os órgãos gestores do Sistema Único de Saúde também deverão incluir em sistemas de informação e registro notificações relativas a? ocorrĂȘncia da doença de Alzheimer e outras demĂȘncias. CaberĂĄ ao SUS apoiar a pesquisa e o desenvolvimento de tratamentos e de medicamentos para a doença de Alzheimer e outras demĂȘncias em colaboração com organismos internacionais e instituições de pesquisa.


*com informações da AgĂȘncia Brasil


Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google