Na primeira sessão da CPI da Transparência da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) foi aprovado que o deputado Rodrigo Amorim (União) será o relator da comissão, que terá como vice-presidente Filippe Poubel (PL). Por ser o autor do requerimento de abertura da investigação, Alan Lopes (PL) presidirá os trabalhos. A Comissão Parlamentar de Inquérito investigará o desrespeito no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo governo do estado e os processos sigilosos do Sistema Estadual de Informações (Sei) do governo estadual.
"Está CPI terá como objetivo o levantamento de informações que hoje são consideradas obscuras. A primeira etapa do trabalho se concentrará nas contratações pouco transparentes de OSs e ONGs, pois tem sido recorrente o envolvimento desta modalidade de organizações em denúncias e escândalos de desvios de recursos públicos", diz o deputado.
Também são membros da CPI: Marcio Canella (União), Thiago Rangel (PMB), Yuri (PSOL) e Marcelo Dino (União). Os suplentes serão Val Ceasa (Patriota) e Giovani Ratinho (Solidariedade).