O ministro da Justiça Flávio Dino publicou nesta segunda-feira (29/1) no Diário Oficial da União (DOU) a portaria que autoriza a prorrogação do emprego da Força Nacional no Rio de Janeiro até 31 de março de 2024.
Dino já tinha anunciado a prorrogação do uso da Força Nacional em 18 de janeiro, mas agora que essa medida foi formalizada. Segundo o ministro da Justiça, a prorrogação atende a um pedido do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL).
A manutenção das tropas da Força Nacional no Rio de Janeiro está alinhada com o ex-ministro do Supremo Tribunal federal (STF) Ricardo Lewandowski, que assume o Ministério da Justiça e Segurança Pública a partir desta quinta-feira (1º/2).
Cerca de 300 homens da Força Nacional estão no Rio de Janeiro. A equipe é formada por policiais cedidos dos estados e do DF. O planejamento é de uso do adicional em operações em comunidades, em apoio às polícias Civil e Militar do Rio.
A Força Nacional funciona como complemento para ajudar os estados em momentos de crise e é formada a partir de uma espécie de convênio dos estados com o governo federal. As unidades da Federação "emprestam" policiais e o governo federal paga diárias para as operações.