Em diferentes fases de matrícula, cidades da Baixada Fluminense preenchem vagas para ano letivo 2025

Confira as etapas e os prazos em municípios da região

Por Adriana França em 07/01/2025 às 08:07:54
Foto: Reprodução/Prefeitura Nova Iguaçu

Foto: Reprodução/Prefeitura Nova Iguaçu

Em diferentes fases de matrícula, os municípios da Baixada fluminense se preparam para preencher as vagas nas escolas municipais.

A Secretaria de Educação de Nova Iguaçu, por exemplo, começou nesta segunda-feira a efetivação das matrículas de alunos selecionados na primeira fase de pré-matrícula, realizada de maneira on-line.

Os responsáveis têm até sexta-feira para levar os documentos necessários à unidade de ensino em que a criança for estudar. Quem não foi selecionado terá nova chance numa segunda etapa de pré-matrícula, que ocorrerá entre os dias 20 e 22, no site matricula.semed.novaiguacu.rj.gov.br.

Ainda assim, vagas remanescentes serão disponibilizadas diretamente pelas unidades de ensino, após o dia 31. A cidade tem mais de 20 mil vagas. O ano letivo começa em 10 de fevereiro.

Novas fases

Em Duque de Caxias, a lista de alunos contemplados — da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação para Jovens e Adultos (EJA) — na primeira fase de matrícula será divulgada nesta terça-feira, através do site matricula.eduque.smeduquedecaxias.rj.gov.br. Ao todo, serão 16 mil vagas. Os contemplados terão a efetivação da matrícula entre os dias 20 e 24. As aulas começam em 4 de fevereiro.

Já as vagas para creches de Caxias serão sorteadas na próxima semana, entre os dias 13 e 17. O início do ano letivo é em 5 de fevereiro.

Em Queimados, depois de um período de prioridade para pessoas com deficiência iniciado na última quinta-feira, as demais inscrições começam amanhã, com um link disponibilizado no site da prefeitura (queimados.rj.gov.br).

Pré-matrícula em Meriti

Em São João de Meriti, a pré-matrícula começa na sexta-feira e vai até o dia 21, pela internet, no site portal.meriti.gov.rj.br. O resultado será divulgado três dias depois, com matrículas realizadas entre 27 e 31 de janeiro, período em que documentos devem ser entregues nas escolas pelos responsáveis.

Ao todo, vão ser oferecidas 10 mil vagas, da creche ao 9º ano, além da EJA. As aulas vão começar no dia 6 de fevereiro.

Já em Magé, o calendário divulgado pelo município dedicou o período entre 4 e 22 de novembro do ano passado para a renovação das matrículas. Esta semana, a partir de sexta-feira, até o dia 15, responsáveis de alunos que farão remanejamento de unidade devem ir à escola ou à creche de onde o estudante está saindo para pegar uma declaração. O documento deverá ser levado até a unidade em que o aluno cursará o ano letivo de 2025, para que a matrícula seja concluída.

Já a transferência de unidade, por opção da família, de alunos já matriculados na rede deve ser feita entre os dias 16 e 22, pelo site prematricula.mage.educacaomais.com.br, a depender da disponibilidade de vagas.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google