A operação integrada tem a participação das secretarias de Segurança Pública, Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Ordem Pública e Guarda Municipal, com apoio do Proeis e da Operação Lei Seca. Com ações que vão desde o ordenamento urbano até a fiscalização de trânsito, o plano busca promover a convivência harmoniosa entre moradores e turistas, preservando o patrimônio ambiental e evitando situações que comprometam a segurança e o bem-estar de todos.
O plano conta com o ônibus-gabinete móvel, cinco viaturas, seis motocicletas e cerca de 30 agentes atuando aos fins de semana e feriados. As equipes estarão presentes até março, das 7h30 às 20h.
"Nosso objetivo é promover ordem, segurança e evitar acidentes nas estradas, e, para isso, a Operação Lei Seca também estará presente em ações sem aviso", destacou o secretário de Segurança e Ordem Pública, tenente-coronel Fernando Bastos.
Moradora de Tinguá, a balconista Edilza Bernardo da Silva, de 40 anos, elogiou a iniciativa na região.
"Esse trabalho organiza o trânsito e ajuda a evitar acidentes, que aumentam nessa época do ano devido ao grande consumo de bebidas alcoólicas. É algo muito necessário, principalmente no verão, já que o fluxo de veículos aqui é intenso," comentou.
Além de segurança e organização, o Plano Verão busca conscientizar sobre a preservação ambiental.
"Queremos que as pessoas aproveitem os sítios e cachoeiras da região, mas de maneira ordeira, sem deixar lixo e evitando comportamentos que coloquem vidas em risco, especialmente no trânsito. Nosso foco é preservar vidas", afirmou Bastos.