Alerj aprova correção das custas judiciais pela taxa Selic

OABRJ destaca que as custas judiciais no estado já são as mais caras do país

Por Adriana França em 17/12/2024 às 17:26:52
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A Assembleia Legislativa (Alerj) aprovou, nesta terça-feira (17/12), projeto de lei de autoria do poder judiciário que prevê o reajuste das custas judiciais pela taxa Selic. O placar foi de 48 votos favoráveis contra 19 contrários à matéria.

O Judiciário justifica que a medida se faz necessária na medida em que estudos financeiros realizados pelos órgãos técnicos do Poder Judiciário apontam para a projeção de déficits de arrecadação nos anos seguintes se mantida a UFIR-RJ como fator de atualização.

No entanto, a Ordem dos Advgados do Brasil do Rio de Janeiro (OABRJ) destaca que as custas judiciais no estado já são as mais caras do país. Recém-eleita presidente da seccional fluminense da OAB, Ana Tereza Basílio esteve na Alerj para acompanhar a votação.

"As custas vão aumentar mais de 12%. A Selic contém juros, e agora todo ano as custas vão ser aumentadas com correção monetária e juros. Aquilo que já estava muito caro vai ficar mais proibitivo ainda. E nós vamos tomar todas as medidas contra esse projeto, se ele for sancionado pelo governador", disse.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google