Seguindo a tendência prevista para o mês de dezembro, os próximos dias devem ser de clima bastante instável em boa parte do país. Volumes muito expressivos devem ser registrados especialmente no Sul do país.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todos os estados do Sul devem ter acumulados acima de 100 milímetros nos próximos dias, com ventos intensos de até 100 km/h.
As chuvas previstas para todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná foram classificadas pelo Inmet em um aviso meteorológico "laranja", que qualifica as chuvas como de "perigo".
Nas demais regiões do Paraná, também deve chover, mas os acumulados não devem passar dos 50 milímetros por dia.
De acordo com o Inmet, os temporais devem acontecer durante todo o fim de semana e se esteder até a próxima segunda-feira (9/12).
Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, destaca a situação das demais regiões do país nos próximos dias:
Dezembro quente e chuvoso
A previsão para esse início de dezembro indica a tendência prevista para o último mês do ano: dias quentes e chuvosos.
Segundo o Inmet, a expectativa é que dezembro tenha chuvas acima da média em grande parte do Norte, nordeste do Mato Grosso, São Paulo, sul de Minas Gerais e oeste do Piauí.
De acordo com a Climatempo, ao menos quatro ou cinco frentes frias devem passar pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro ao longo do mês – o que deve favorecer a ocorrência de pelo menos dois corredores de umidade na região.
Já a região deve deve registrar chuva abaixo da média, com exceção de áreas localizadas no leste de Santa Catarina e norte do Paraná.
Apesar da chuva prevista, as temperaturas devem ficar acima da média para o mês em grande parte do país.