O ex-presidente da Assembleia do Rio André Ceciliano (PT) voltou a ocupar, em Brasília, o cargo de Secretário Nacional de Assuntos Federativos. Nesta segunda-feira, 02/12, Ceciliano assinou o termo de posse.
"Retorno à Secretaria de Assuntos Federativos para contribuir com o Presidente Lula e o ministro Padilha para ajudar a mudar o Brasil para melhor. Já tivemos muitas mudanças positivas e muita coisa boa está por vir. A receita? Trabalho, trabalho e trabalho, sempre pensando em quem mais precisa", declarou.
A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 25/11, e marca a volta do petista para a pasta que chefiava desde o início de 2023, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu seu terceiro mandato no Planalto.
Ceciliano havia deixado a função em junho deste ano, quando o PT do Rio ainda tentava emplacar um nome como vice na chapa à reeleição do prefeito da capital carioca, Eduardo Paes (PSD). A intenção do partido, contudo, não avançou. Paes foi reeleito com o apoio dos petistas, mas preferiu uma chapa pura com Eduardo Cavaliere (PSD), integrante de seu círculo de políticos mais próximos.
Durante a campanha eleitoral, o petista contribuiu ativamente a favor de seu filho, Andrezinho Ceciliano (PT), que se elegeu prefeito da cidade de Paracambi, na Baixada Fluminense, seu reduto eleitoral no estado. Com mais de 64% dos votos, ele teve uma vitória comemorada pelo partido contra uma candidatura do PL.
A Secretaria de Assuntos Federativos é ligada ao Ministério das Relações Institucionais, chefiado por Alexandre Padilha. De volta ao cargo, Ceciliano voltará a atuar na articulação política entre os estados e o governo federal