O Governo do Rio publicou nesta quinta-feira (11), no Diário Oficial, a resolução que determina que policiais civis da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) usem câmeras corporais, em viaturas e nos helicópteros da corporação durante as operações. O uso do equipamento terá início no dia 22 de janeiro.
O objetivo é reduzir a letalidade policial e aumentar a transparência das ações.
A resolução informa ainda que a Subsecretaria de Planejamento e Integração Operacional (SSPIO) será responsável pelo cronograma de treinamento e pela elaboração do Procedimento Operacional Padrão (POP).
Na segunda (08/01), os policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) começaram a usar as câmeras acopladas ao uniforme em operações.
Segundo a PM, mais de 12 mil câmeras estão instaladas e outras 290 em fase de implantação. A corporação informou ainda que os agentes estavam sendo treinados e fazendo testes com a instalação do aparelho.
De acordo com o cronograma, o processo de implantação também deve seguir no Comando de Operações Especiais (COE). Ainda segundo o Governo do Rio de Janeiro, 90% dos PMs da corporação já usam as câmeras nos uniformes.
A medida de instalação das câmeras nos uniformes acontece após a determinação do Ministro Edson Fachin do Supremo Tribunal Federal (STF), em junho de 2023.