O município de Queimados, na Baixada Fluminense, participou do 4º Webinário, evento que promove uma roda de conversa sobre a Formação Continuada no âmbito do Programa Escola em Tempo Integral (ETI). No evento, Queimados apresentou às demais cidades o seu case de sucesso para a implementação do programa Eduque Mais na rede municipal de ensino.
O Programa Escola em Tempo Integral garante o aumento da carga horária, enriquecendo o currículo dentro das necessidades das escolas e das comunidades escolares, com oficinas de robótica, mídias sociais, informática, xadrez, recreação, dança, música e musicoterapia infantil. Em Queimados, nesta primeira etapa de implementação, o programa contempla duas escolas e uma creche, beneficiando cerca de 500 alunos. Outras três unidades contam com turmas de ensino integral.
Inicialmente, os alunos da rede municipal terão sua carga horária escolar estendida de quatro para oito horas diárias, incluindo uma variedade de atividades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além das aulas regulares, será fornecida uma alimentação diferenciada, adequada ao tempo prolongado que as crianças permanecerão na escola.
As escolas Elói Dias Teixeira (Flesman) e José Anastácio Rodrigues (Fazendinha), além da Creche Iracema Garcia (Vila Camarim), agora são Centros de Educação em Tempo Integral – CETIs. Estas unidades tiveram 100% de adesão nas turmas de Tempo Integral, o que representa mais de 60% das vagas criadas destinadas ao programa.