Municipalização do Hospital do Andaraí só será concluída a partir de outubro

Em encontro com a ministra Nísia Trindade, Eduardo Paes diz ter interesse em assumir a gestão do Cardoso Fontes

Por Conexão no Ar em 18/07/2024 às 09:55:25
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Iniciado em 5 de julho, o processo de municipalização do Hospital Federal do Andaraí só será concluído após as eleições municipais, em outubro, assim como um possível repasse de verba para que a prefeitura do Rio execute obras de infraestrutura e reequipe a unidade. O tema foi alvo de uma reunião na terça-feira entre a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o prefeito Eduardo Paes, em Brasília. No encontro, o município também revelou seu interesse pelo Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, mas em uma segunda etapa, sem data definida.

"A Procuradoria do município e a assessoria jurídica do ministério entenderam que concluir essa etapa agora, que implica também repasse de mais recursos, poderia gerar dúvidas por conta do processo eleitoral. A continuidade desse processo será divulgado futuramente, em um cronograma a ser estabelecido pela União", disse o deputado federal Pedro Paulo (PSD), que participou do encontro e estima que o valor necessário para as primeiras intervenções no Andaraí seja em torno de R$ 400 milhões.

O parlamentar disse que um dos pontos em negociação se refere ao quadro de servidores. A decisão de municipalizar o Andaraí está sendo contestada por entidades sindicais e pela Comissão de Saúde da Câmara do Rio. Já há recursos na Justiça.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google