Calendário com próximas fases da vacinação de Covid-19 XBB é divulgado no Rio

A partir desta terça-feira, idosos com 80 anos ou mais podem se imunizar na cidade do Rio

Por Conexão no Ar em 04/06/2024 às 09:50:12
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A Prefeitura do Rio divulgou o calendário com as próximas fases da vacinação contra a Covid-19 XBB, imunizante que protege contra a cepa XBB, subtipo da variante ômicron. A partir desta terça-feira, todas as pessoas com 80 anos ou mais podem ir aos postos. Também estará aberto para pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais, desde que com apresentação de laudo médico indicando a antecipação da vacina.

A prefeitura, através da Secretaria municipal de Saúde, divulgou as próximas datas para a vacinação, que entra em nova fase já na próxima sexta-feira, dia 7. São elas:

  • dia 4, terça-feira: pessoa com 80 anos ou mais; e adultos a partir de 18 anos com comorbidades graves, com apresentação de laudo médico indicando a antecipação da vacina Covid-19/XBB.
  • dia 7, sexta-feira: pessoas com 70 anos ou mais.
  • dia 11, terça-feira: pessoas com 65 anos ou mais.
  • dia 18, terça-feira: adultos a partir de 18 anos com comorbidades, sem a necessidade de apresentação de laudo médico, bastando histórico clínico, receitas ou qualquer outro documento clínico de comprovação.


De acordo com a Secretaria municipal de Saúde do Rio, o intervalo desde a dose anterior da vacina contra a Covid-19 deve ser de, pelo menos, três meses. O calendário avança conforme o cronograma de envio de doses pelo Ministério da Saúde.

A vacina Covid-19 Monovalente (XBB) é amplamente utilizada em outros países. De acordo com o Ministério da Saúde, o imunizante pode ser usado como dose de reforço para grupos prioritários que, segundo recomendação do órgão, devem receber reforço periódico da vacina contra Covid-19, a cada seis meses ou uma vez por ano, em uma ou duas doses.

A vacina atualizada contra a Covid-19 (XBB) também pode ser aplicado em toda a população entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias não vacinada ou com esquema vacinal incompleto das vacinas anteriores, dentro da rotina no Calendário Nacional de Vacinação Infantil. Nesse caso, o esquema é com duas doses.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google