O Estado do Rio de Janeiro ultrapassou 179 MIL casos prováveis de dengue apenas nos três primeiros meses do ano. A informação está no Painel Monitora RJ, que também aponta 76 mortes causadas pela doença.
Apesar do número expressivo de notificações, o estado vive agora uma tendência de queda, como explica Luciane Velasque, superintendente de Informação Estratégica de Vigilância em Saúde do estado.
Mas, apesar da desaceleração, a dengue ainda preocupa em algumas cidades. Resende, na Região do Médio Paraíba, é dos exemplos. Lá são mais de quatro mil casos da doença, atrás apenas de Volta Redonda, no Sul fluminense, que passou a barreira de 11 mil notificações.
No caso de Resende, 200 pacientes são atendidos, por dia, no Centro de Hidratação. Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, ao menos 20 municípios contam com esse tipo de serviço
A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti.
Especialistas afirmam a importante da população seguir atenta aos cuidados e também aos sinais e sintomas que possam surgir, como dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas, que podem representar a forma grave da doença.