A Secretaria de Estado de Polícia Militar voltará às ruas com seu esquema de segurança diferenciado para o último fim de semana do Carnaval 2024 no Rio de Janeiro. Nesse final de semana estará mantida as revistas com o uso de detectores de metais, nas saídas das estações de metrô localizadas na região da Zona Sul da Capital Fluminense.
Na Intendente Magalhães, já nesta sexta-feira (16), o desfile contará com o apoio do carro comando da corporação equipado com câmeras e apoio de drones, com o sistema de Videomonitoramento com Reconhecimento Facial nos desfiles das escolas de samba das Séries Prata e Bronze. E no sábado dia (17) nossos policiais estarão reforçando o policiamento nos desfiles das escolas de samba das Séries Prata e Bronze.
Para o Desfile das Campeãs do Grupo Especial, a estratégia está mantida. O entorno do Sambódromo seguirá com o emprego do sistema de Reconhecimento Facial, com a presença do carro-comando da Corporação e do uso de drones, além de seis torres de observação na Av. Presidente Vargas e o emprego do policiamento montado com equipes do Regimento de Cavalaria Enyr Cony dos Santos (RCECS).
Fechando o carnaval dos megablocos, o Bloco da Anitta, no sábado, e o Monobloco, no domingo, desfilam na Av. Presidente Antônio Carlos, no Centro do Rio. O circuito permanecerá totalmente cercado por grades de proteção e também contará com o sistema de reconhecimento facial. Ao todo serão implementados 26 pontos de interceptação e revista, além dos 250 detectores de metais sendo utilizados pelos policiais e seis torres de observação ao longo do percurso
A SEPM também acompanhará outros 46 blocos carnavalescos que desfilarão este final de semana, com destaque para alguns tradicionais, como o Kizomba (Lapa), o Chá da Alice (Centro) e o Mulheres de Chico (Leme).
Outros eventos também receberão atenção especial no período, como os shows no Terreirão do samba – contemplados com o reforço nas imediações do Sambódromo e da Av. Presidente Vargas – e os jogos do Campeonato Carioca, onde o Madureira enfrenta o Fluminense no sábado, no Maracanã, e Botafogo e Vasco travam um duelo no domingo, no Engenhão. No clássico do Engenho de Dentro, inclusive, com o emprego do carro-comando da corporação e do sistema de reconhecimento facial, que estará monitorando a movimentação dos torcedores.
Vale ressaltar que o reforço de policiamento da Operação Verão seguirá empregado e sem prejuízo para a estratégia traçada, contando com o apoio do Sistema de Reconhecimento Facial instalado em toda a orla que vai do Leme à Guaratiba, das Zonas Sul à Oeste da Capital.
Fechando o esquema, a SEPM seguirá com amplo reforço de policiamento nas vias expressas e rodovias – inclusive com apoio aéreo do Grupamento Aeromóvel (GAM) -, assim como acompanhando de perto os últimos festejos no interior do Estado e com as equipes do programa Patrulha Maria da Penha - Guardiões da Vida desenvolvendo ações relacionadas à Campanha "Não é Não, respeite da Decisão", focada na segurança das mulheres.
A Polícia Militar ressalta que o App 190RJ é mais uma ferramenta tecnológica ao dispor dos cidadãos em tempo integral - disponível ainda nos idiomas inglês, francês e espanhol -, assim como a já tradicional Central Telefônica 190.