Seis escolas abrem neste domingo o Grupo Especial

Desfilam Porto da Pedra, Beija-Flor, Salgueiro, Grande Rio, Unidos da Tijuca e a atual campeã, Imperatriz

Por Conexão no Ar em 11/02/2024 às 11:56:00
Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

Seis escolas de samba abrem, neste domingo (11), o Grupo Especial do Rio de Janeiro. A partir das 22h, Yanomamis, onças e ciganos serão algumas das estrelas a pisar na Marquês de Sapucaí

Na 1ª noite, saem Unidos do Porto da Pedra, Beija-Flor de Nilópolis, Acadêmicos do Salgueiro, Acadêmicos do Grande Rio, Unidos da Tijuca e a atual campeã, Imperatriz Leopoldinense. Cada escola terá entre 1 hora e 1 hora e 10 minutos para desfilar.

Enredos:

Porto da Pedra

De volta ao Grupo Especial, o Tigre de São Gonçalo vai explorar o elo entre o místico e o terreno ao retratar o Lunário Perpétuo, livro trazido ao Brasil com a colonização portuguesa.


Beija-Flor

Através da história de Benedito dos Santos, que nasceu em Maceió em 1905, a Deusa da Passarela celebra o encontro entre a realeza das Alagoas, da Etiópia e do carnaval.


Salgueiro

O desfile do Salgueiro é inspirado no livro "A queda do céu - palavras de um xamã yanomami", de Davi Kopenawa e Bruce Albert.


Grande Rio

A Grande Rio se baseou no mito tupinambá descrito no livro "Meu destino é ser onça", de Alberto Mussa. É um mosaico de histórias de nações indígenas brasileiras que conta sobre a formação do povo brasileiro.


Unidos da Tijuca

A escola vai falar sobre mitos e histórias transmitidas de geração em geração. Inspirados pelas obras "Ilíada" e "Odisseia", de Homero, e "Os Lusíadas", de Luís de Camões. O enredo abrange mais de 2 mil anos de histórias entre Portugal, Brasil e África, com aventuras e simbolismos.


Imperatriz Leopoldinense

A escola mergulha livremente sobre o clássico literário escrito há mais de cem anos pelo paraibano Leandro Gomes de Barros, conhecido como o rei da poesia do sertão.


Comunicar erro
Alerj