Prefeitura do Rio transforma Arena do Futuro em escolas e inaugura dois Ginásios Educacionais Tecnológicos, na Zona Oeste

Outras estruturas da Arena serão usadas em mais projetos pela cidade

Por Conexão no Ar em 06/02/2024 às 14:42:01
Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta terça-feira (6/2), dois Ginásios Educacionais Tecnológicos (GETs), em Bangu e Santa Cruz, ambos na Zona Oeste, construídos a partir da Arena do Futuro, que recebeu as competições de handebol e goalball nas Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016, respectivamente. Em março, duas novas unidades de ensino, em Campo Grande e Rio das Pedras, serão entregues aos cariocas após o reaproveitamento de material da instalação esportiva olímpica.

"A arena foi montada como um Lego e depois desmontada para virar quatro escolas. Isso não aconteceu com nenhum estádio olímpico do mundo. A gente chamava o estádio de handebol de Arena do Futuro, porque a gente queria preparar as futuras gerações de cariocas para construir uma cidade melhor. Estamos felizes de entregar esses novos GETs olhando para o futuro da cidade e das nossas crianças", afirmou o prefeito Eduardo Paes.

O GET José Mauro de Vasconcelos, em Bangu, e o GET Emiliano Galdino, em Santa Cruz, vão atender a cerca de 900 alunos do Ensino Fundamental no modelo de escola pública mais inovador do país, que segue a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e investe na qualificação da educação integral, com atividades das 8h às 14h30. As aulas nos dois GETs começaram na segunda-feira (05/02).

"Não tem legado maior do que o legado para a educação. Com a mesma estrutura da arena do handebol, nós construímos quatro escolas, onde mais de 1.500 alunos vão se formar e terão um futuro melhor. Em todos os jogos olímpicos, as pessoas perguntam sobre o legado. E eu não consigo imaginar uma cidade que deu uma resposta melhor sobre legado social e educacional do que o Rio de Janeiro", disse o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.

Até o fim do ano: 200 GETs

Com a inauguração dos dois novos GETs na Zona Oeste, a rede municipal passa a contar com 90 Ginásios Educacionais Tecnológicos, atendendo a 32.130 alunos, e com previsão de chegar a 200 unidades deste novo modelo de escola até o fim de 2024. São atendidos alunos de todas as idades e de todas as regiões da cidade, promovendo uma educação pública de qualidade e integrada ao mundo contemporâneo.

Novas inaugurações ainda em 2024

A área de circulação e convivência dentro do Parque Olímpico, que também serviu para interligar as arenas esportivas, está se transformando no Parque Rita Lee.

Já a piscina do Estádio Aquático Olímpico será montada no Parque em Inhoaíba, na Zona Oeste.

Parte do Velódromo, que também está localizado no Parque Olímpico, receberá o Museu Olímpico.

Comunicar erro
Alerj