Os estudantes que ingressaram este ano na rede municipal de educação do Rio já podem solicitar o Riocard Escolar. Com o reinício das aulas, nesta segunda-feira (5) a recomendação é que os alunos não deixem para a última hora e garantam com antecedência o acesso gratuito ao transporte público por ônibus.
Os novos alunos devem ficar atentos ao passo a passo para a emissão da 1ª via do Passe Escolar. Após a confirmação da matrícula em uma escola municipal, os estudantes já podem procurar uma das lojas com atendimento à gratuidade da Riocard Mais (Campo Grande, Carioca, Méier ou Siqueira Campos).
Na loja, será feita uma foto do aluno, e os seguintes documentos devem ser apresentados, de acordo com o Decreto Municipal 46.852/2019:
Documento de identificação oficial com foto ou certidão de nascimento (se for menor, o original); CPF – original, se possuir; Declaração escolar original, carimbada e assinada pelo diretor, com validade de 30 dias; e comprovante de residência original (conta de água, luz, gás ou telefone) dos últimos 90 dias;
Atenção: Cópias dos documentos não serão aceitas, e a presença do estudante é obrigatória. Caso o aluno ainda não assine, deverá estar acompanhado do responsável (pai ou mãe, avô ou avó), que deve apresentar o seu documento de identificação original com foto. Se for avô ou avó, o documento do aluno deverá ser obrigatoriamente a certidão de nascimento original.
Com a confirmação de todos os dados, o cartão é confeccionado e entregue na hora ao estudante. É importante lembrar que o Passe Escolar é um benefício pessoal e intransferível, sendo proibido seu uso por outra pessoa que não seja o titular do cartão de gratuidade.
Cartões reativados
Já os alunos que renovaram este ano a matrícula devem continuar utilizando o mesmo cartão Passe Escolar. Não é necessário solicitar um novo, a não ser em casos de mau funcionamento ou perda. Os cartões serão reativados automaticamente no início das aulas.