Rio teve dobro da média de chuva para um mês de janeiro

A média nos meses de janeiro é de 161,1 milímetros. Mas, até a última segunda (29/01), caíram 327,9 mm de água na cidade

Por Conexão no Ar em 31/01/2024 às 11:06:52
Foto: Akemi Nitahara / Agência Brasil

Foto: Akemi Nitahara / Agência Brasil

Janeiro nem acabou, mas o 1º mês de 2024 foi muito mais chuvoso do que costuma ser na cidade do Rio de Janeiro. Enquanto a média para o mês é de 161,1 milímetros de chuva, do réveillon até a última segunda-feira (29) caíram na cidade, segundo o Alerta Rio, 327,9 mm de água das nuvens, mais que o dobro.

O segundo fim de semana foi o período de janeiro que mais choveu. Entre a tarde de sábado (13) e a manhã de domingo (14), a cidade recebeu, em média, 92 mm de chuva. A região do Rio que concentrou o maior volume foi a Zona Norte. No bairro de Anchieta, por exemplo, o volume de chuva foi de 266 mm nesse período.

De acordo com a Defesa Civil do estado, foram registradas pelo menos 12 mortes.

Diversos fatores contribuíram para o grande volume de chuva no mês. "Os eventos de chuva intensa, volumosa e persistente foram provocados pela combinação da passagem de frentes frias e formação de áreas de baixa pressão atmosférica sobre o mar, próximo ao RJ. Além disso, a temperatura da água do mar um pouco acima do normal aumentou a evaporação, ou seja, funcionando como uma fonte de umidade para a atmosfera, o que deu mais combustível para a formação das nuvens de chuva", explicou a meteorologista Hana Silveira, da Climatempo.

Previsão

A partir desta quarta-feira (31), o tempo volta a ficar instável em função de uma nova área de baixa pressão, e posteriormente, a formação de uma frente fria no oceano. Por isso, as nuvens aumentam no decorrer do dia, com previsão de pancadas de chuva moderada a forte com raios a partir da tarde.

Comunicar erro
Alerj