Governador do Rio sanciona lei da Secretaria de Segurança Pública

A pasta terá R$ 80 milhões em 2024 para as polícias

Por Conexão no Ar em 18/12/2023 às 16:47:00
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O governador Cláudio Castro (PL) sancionou nesta segunda-feira (18) a lei que recria a Secretaria de Segurança Pública, extinta há mais de 3 anos. A pasta, trazida de volta por um decreto, precisava do aval da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), o que aconteceu na semana passada.

A secretaria terá um orçamento de até R$ 80 milhões em 2024 para distribuir entre as polícias Civil e Militar. Cada força continuará responsável pelo planejamento operacional.

"Você tem uma Secretaria de Segurança Pública que coordena o trabalho. Você tem outras duas secretarias que executam toda a parte de planejamento. Toda a parte de estratégia, de projetos, fica com a Secretaria de Segurança. A forma operacional, a coisa interna, de pessoal, tudo fica dentro do âmbito de cada secretaria", detalhou Castro.

O Secretário de Segurança Pública Victor Cesar reconheceu que há defasagem nos quadros das polícias Civil e Militar e afirmou que o estado, atualmente, precisa de mais 20 mil PMs e 5 mil policiais civis — atualmente, são 43 mil PMs e 8 mil policiais civis na ativa.

Comunicar erro
Alerj