Tempestade Solar atinge a Terra

O fenômeno pode interferir das transmissões de rádio até mudança da cor do céu

Por Conexão no Ar em 24/01/2024 às 13:20:44
Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

A Terra poderá sofrer, nos próximos dias, os impactos de múltiplas erupções solares identificadas entre o último domingo, (21/01), e terça-feira, (23/01), pelo Centro de Previsão de Tempo Espacial, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês), dos Estados Unidos.


As erupções solares são fenômenos que se caracterizam pela ejeção de massa coronal (CME, na sigla em inglês) que, ao partir do Sol e chegar à Terra, pode causar uma tempestade geomagnética, cujos efeitos estão o surgimento de auroras boreais. O fenômeno provoca a mudança da cor do céu e instabilidade em aparelhos que funcionam por onda de rádio de alta frequência.


Essas ejeções de massa coronal também são popularmente chamadas de tempestades solares, provocadas pela emissão de partículas e radiação do Sol. Na Terra, elas podem afetar os sistemas de telecomunicações, satélites e a eletricidade.
"Os resultados destas análises mostram impactos potenciais na Terra já no final do dia 24 de janeiro, com impactos mais prováveis entre 25 e 26 de janeiro de 2024", afirma o NOAA em alerta publicado.


Comunicar erro
Alerj