O Detran.RJ está atendendo os moradores de São João de Meriti atingidos pelas enchentes do fim de semana, como parte do mutirão do programa RJ Para Todos, do Governo do Estado. No CIEP João Goulart, no Parque Juriti, foi montado um posto especial de atendimento, no qual os cidadãos puderam tirar o documento de identidade perdido durante as chuvas. O vice-presidente do departamento, André Mônica, acompanhou de perto a ação e lembrou que a emissão do documento nos municípios atingidos é gratuita, com o apoio da Fundação Leão XIII.
"Seguiremos ajudando a população com a emissão de identidade gratuita nos postos de atendimento nesses municípios. Essa é uma determinação do governador Cláudio Castro", disse André Mônica.
O ajudante de pedreiro Eudo Rodrigues Lima, de 42 anos, saiu satisfeito do posto após conseguir a segunda via de sua identidade. Morador do Jardim Meriti, ele contou que perdeu a carteira de identidade na enchente do último sábado e não pôde ser contratado para um trabalho temporário por falta de documento.
"Quando soube desse atendimento hoje, acordei cedo para tirar meu RG. Esse trabalho do Detran está sendo importante para os moradores. Com a identidade nas mãos vou poder recomeçar minha vida", disse.
No posto de atendimento montado pelo Detran.RJ no Parque Juriti, cinco mesas com atendentes agilizavam a coleta de impressões digitais e fotografias das vítimas da enchente para a identidade. O diretor de Identificação Civil, Pedro Paulo Thompson, conversou com quem aguardava pelo atendimento e constatou o alívio das pessoas que dependem desse serviço para reorganizar a vida:
"É um serviço básico oferecido ao cidadão que foi vítima das enchentes de forma totalmente gratuita. Vamos prosseguir com nosso trabalho".
O atendimento do Detran.RJ para expedição de primeira e segunda vias da identidade para as vítimas das chuvas será realizado até sexta-feira nos municípios de São João de Meriti, Nova Iguaçu, Belford Roxo e Duque de Caxias, - e também no bairro da Pavuna, no Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura da capital. Somente na terça-feira, no primeiro dia de mutirão foram expedidas 138 identidades nos postos da Pavuna e Nova Iguaçu.