Vereadores acompanham trabalho de suporte à população após forte chuva no Rio

Parlamentares pedem obras urgentes para que tragédias não se repitam e contam com ajuda federal e do prefeito

Por Conexão no Ar em 16/01/2024 às 19:46:55
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Vereadores da Câmara Municipal do Rio têm acompanhado os trabalhos de resgate e suporte à população atingida pelas fortes chuvas que caíram sobre a cidade no último fim de semana, deixando centenas de famílias desalojadas, principalmente nas zonas Norte e Oeste. Na Região Metropolitana do estado, já foram contabilizadas 12 vítimas fatais. Vice-presidente da Câmara do Rio, a vereadora Tânia Bastos (Republicanos) esteve em bairros impactados, como a Pavuna, e tem representado a Casa em reuniões junto à Prefeitura e ao estado.

– É um cenário muito triste, milhares de famílias perderam tudo. O apoio do Poder Público é essencial neste momento. Participei das reuniões da Prefeitura e do gabinete de crise criado no âmbito Estadual, representando a Câmara do Rio, levando demandas que observamos nas ruas. Precisamos coordenar esforços e nos unir para ajudar a população a superar esse momento tão difícil – afirma Tânia.

Nesta terça-feira (16), foi realizada no Palácio Guanabara, sede do governo estadual, uma reunião com a presença do governador Cláudio Castro; dos ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; do Meio Ambiente e Mudança do Clima substituto, João Paulo Capobianco; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome substituto, Osmar Almeida Júnior; e da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; além de prefeitos da Região Metropolitana e de parlamentares de diferentes instâncias. Uma das demandas do Rio é a liberação de mais de R$ 730 milhões do Novo PAC para projetos nos rios Iguaçu-Botas e Sarapuí.

Integrante da Frente Parlamentar do Saneamento, o vereador Felipe Boró (PRD) visitou áreas seriamente afetadas pelas chuvas. O parlamentar vem solicitando obras como a de drenagem na rua São Dagoberto, no Batan e Realengo, e na rua Helianto em, Padre Miguel. Segundo o parlamentar, a Rio Águas estuda a construção de dois mega reservatórios, nos moldes do projeto realizado na Praça da Bandeira.

– Não é uma coisa tão fácil que se resolve do dia para a noite, mas tenho acompanhado de perto junto ao Prefeito Eduardo Paes, que está se empenhando para resolver essas questões. Vale ressaltar que a conscientização e a educação da população contribuem muito, não jogando lixo nas ruas e nos rios.

Vice-presidente da Comissão de Obras e Infraestrutura da Câmara, o vereador Ulisses Marins (Rep) conta que participou dos esforços desde domingo: "Precisamos de obras de infraestrutura com a maior urgência para prevenir novas enchentes. A população não aguenta mais sofrer".

Sede da Câmara, o Palácio Pedro Ernesto, na Cinelândia, está recebendo doações de itens como alimentos não perecíveis, água potável, produtos de limpeza e de higiene pessoal, para as vítimas. O ponto de doações, uma parceria do parlamento com o Voz das Comunidades, está aberto das 10h às 18h. O acesso para entrega dos donativos é pela escadaria de acesso principal.

– Esta Casa tem um histórico de ações para dar suporte a quem precisa nos momentos mais difíceis, como na tragédia em Petrópolis. A solidariedade, acima de tudo, deve ser um princípio de todos nós – diz o primeiro secretário do Poder Legislativo carioca, Rafael Aloisio Freitas (Cidadania).

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google