O governador Cláudio Castro (PL) demitiu o policial penal Marlos José do Nascimento Santana, que foi preso em flagrante, em 2023, ao tentar entrar com drogas no Complexo Penal de Gericinó, Zona Oeste do Rio. A publicação da demissão saiu no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (9).
A transgressão a diversas normativas foram colocadas como o motivo da demissão. No entanto, o processo disciplinar instaurado contra Marlos foi colocado sob sigilo. O caso aconteceu em junho de 2023. Na ocasião, o agente tentou entrar no Presídio Gabriel Ferreira Castilho.
Segundo informações divulgadas à época, Marlos estava com 642 gramas de maconha escondida nas meias e nos shorts. O detector na entrada da unidade e o equipamento de scanner corporal confirmaram que o policial transportava as drogas. Após ser flagrado, recebeu voz de prisão.
Entretanto, o agente recebeu liberdade condicional um dia após o caso. O boletim de ocorrência foi registrado pela 34ª DP (Bangu). Na ocasião, a Secretarias estadual de Administração Penitenciária (Seap) afirmou que "afastou o servidor de suas funções no Bangu 3 e abriu um Procedimento Administrativo Disciplinar para definir quais medidas cabíveis a adotar".