Com duras crĂticas ao seu antecessor e ex-aliado, o ex-prefeito Waguinho (Republicanos), MĂĄrcio Canella (União) assumiu na manhã desta quarta-feira (1Âș) a Prefeitura de Belford Roxo prometendo se concentrar nas primeiras semanas de governo para realizar uma limpeza urbana emergencial e reabrir unidades de saĂșde que foram fechadas nos Ășltimos anos. A cerimônia de posse foi no Country Clube de Belford Roxo, que ficou completamente lotado.
Canella estima que vai herdar um rombo de mais de R$ 1 bilhão no caixa da prefeitura. Em seu discurso ele lembrou o fato de Waguinho ter dificultado a transição de governo e disse que a atitude foi "lamentĂĄvel" e prejudicou a cidade. "Sabemos dos grandes desafios que teremos pela frente. Principalmente, pela forma que nos entregaram a Prefeitura: totalmente desorganizada e destruĂda", afirmou o prefeito. Ele disse que vai se articular com o Governo federal para buscar recursos para o municĂpio. "Podem ter certeza que tudo o que eu puder fazer para melhorar e mudar a vida das pessoas, farei. Pois, disposição, garra e vontade de trabalhar nunca me faltaram", afirmou.
A transição de governo em Belford Roxo foi tumultuada. Na véspera de deixar o cargo, o ex-prefeito Waguinho foi alvo de servidores revoltados com o atraso de salĂĄrios e falta de pagamento do 13Âș. Os manifestantes invadiram na segunda-feira (30) o prédio da prefeitura. No mesmo dia, o carro oficial de Waguinho foi alvo de ovos atirados por servidores durante a inauguração da Maternidade Municipal Pastor Messias Salvo Vaz, na Ășltima agenda oficial do ex-prefeito antes de deixar o cargo.
MĂĄrcio CorrĂȘa de Oliveira, mais conhecido como MĂĄrcio Canella, tem 47 anos, é casado e tem trĂȘs filhos. Começou sua vida polĂtica em 2008 quando foi secretĂĄrio de Serviços PĂșblicos em Belford Roxo. Em 2012, foi eleito vereador e estabeleceu o recorde de mais votado da história da cidade com 5.683 votos.
Foi eleito deputado estadual trĂȘs vezes consecutivas. Nas eleições de 2022 foi o deputado estadual mais votado do Rio de Janeiro. Além disso, Canella foi vice-prefeito em 2016 e SecretĂĄrio da Casa Civil.