José Boto concedeu entrevista coletiva pela primeira vez como diretor técnico do Flamengo, na última segunda-feira (30). Em uma das respostas, o português afirmou que o Campeonato Brasileiro será prioridade em 2025.
— Dos clubes que eu venho, os títulos são mais importantes. Mais importantes do que Copa, talvez a champions seja o mesmo nível. Nós no Flamengo tem que entrar em tudo para ganhar. Temos que arranjar uma forma de ter elenco e mentalidade para ganhar tudo. Se por algum motivo tivermos que priorizar algo, será o Brasileirão -, disse.
A última vez que o Flamengo conquistou o Campeonato Brasileiro foi em 2020, na época da pandemia. De lá para cá, o Rubro-Negro pouco ficou na liderança e, assim, sequer brigou até as últimas rodadas pelo título do torneio.
Na temporada de 2024, o Flamengo terminou na terceira posição na tabela de classificação do Brasileirão, com 70 pontos. O Mais Querido ficou atrás de Botafogo e Palmeiras, respectivamente. Ou seja, mais um ano que o Rubro-Negro não briga pelo título do torneio nacional.
Assim como o Brasileirão, o rubro-negro também enxerga a Libertadores de 2025 como prioridade. O clube da Gávea conseguiu vencer o torneio em 2019 e 2022, mas caiu precocemente na temporada 2024, para o Peñarol (URU), nas quartas de final.
Boto contou que a blindagem do CT Ninho do Urubu foi uma das primeiras exigências feitas a Luiz Eduardo Baptista (Bap) para trabalhar no Rubro-Negro.
— Uma das coisas que eu discuti com Bap é fechar o CT. Não pode ter visita aqui no CT de pessoas que não tem nada a ver com a rotina diária. Não interessa quem é, só não vão entrar aqui. Isso vai acabar. Nas viagens, pessoas que não são do futebol, não irão no mesmo avião, não ficarão no mesmo hotel. Essas foram as primeiras medidas que eu tomei desde já. Aqui só entra quem tem a ver com o futebol. Depois começaram vazar coisas para pessoas que estão aqui e vamos averiguar –, declarou Boto.