Quatro futuros secretários municipais de Cabo Frio fizeram uma vistoria no Peró, única praia da cidade com a Bandeira Azul, neste sábado (28), e prometeram um choque de ordem já no primeiro dia de janeiro, quando o prefeito eleito Dr. Serginho (PL) assume o mandato.
Participaram da inspeção Leandro dos Santos Carvalho (Segurança e Ordem Pública), Davi Barcelos (Turismo), Jailton Dias Nogueira (Meio Ambiente), e Josias Medeiros (Mobilidade Urbana). O grupo percorreu a orla marítima, a Praça do Moinho e as ruas internas do Peró. Eles ficaram assustados com o excesso de ambulantes na praia, barracas nas ruas e a confusão no trânsito. Os futuros secretários foram convidados pela Associação Comercial e Turística do Peró (Acetur) e pela ONG Amigos do Peró.
Eles viram de perto a invasão de espaços públicos na areia, ocupada por pessoas que alugam mesas e cadeiras, além das barracas fixas que vendem churrasquinho e quentinhas, e banhistas com caixas de som. Na praça, barracas no meio da rua e um nó no trânsito na estreita Rua do Moinho, que não comporta ônibus de turismo. O grupo também visitou os estacionamentos da Ilha do Japonês e da Praia das Conchas, onde é livre a ação de flanelinhas.
Os futuros secretários admitiram que será impossível resolver todos os problemas nos primeiros dias da nova gestão, mas garantiram melhorias, sobretudo na mobilidade urbana e no comércio irregular. A Polícia Militar, através do 25º BPM (Cabo Frio) prometeu reforço de policiamento em toda a orla, inclusive no réveillon, quando serão instaladas duas torres para facilitar o trabalho do policiamento, que também usará quadriciclos no patrulhamento da areia e motopatrulhas na zona turística do bairro.