Copacabana terá 12 minutos de fogos, shows e interdições em várias ruas

Estado já montou o esquema de segurança da Polícia Militar

Por Adriana França em 26/12/2024 às 11:57:16
Foto: Reprodução Prefeitura do Rio

Foto: Reprodução Prefeitura do Rio

A prefeitura do Rio anunciou o esquema operacional municipal para o Réveillon de 2025. Ao todo, são 13 palcos espalhados pelo município com shows.

Em Copacabana, onde ficam os principais palcos, 10 balsas vão garantir 12 minutos de queima de fogos. A novidade para esse ano é um show de luzes e sonoplastia para acompanhar os fogos.

Caetano, Maria Bethânia, Ivete, Anitta e Xande Avião são as atrações em Copacabana. A cantora Anitta sobe no palco logo após o fim dos fogos.

São 17 ruas de acesso com pontos de revista que começam às 8h do dia 31, e 78 torres de monitoramento da Polícia Militar. O esquema repete o do ano anterior e já tinha sido divulgado. O prefeito Eduardo Paes (PSD) elogiou a estrutura e disse que será uma festa segura e organizada.

A comercialização de garrafas de vidro por ambulantes e o cercamento de área pública por barraqueiros são proibidos. Além da utilização de área maior do que a já concedida por quiosques e a carga e descarga de mercadorias após o horário determinado.

A Marinha deve inspecionar entre 200 e 300 embarcações. Seis navios de cruzeiros foram autorizados a acompanhar os fogos.

A CET-Rio, como de costume, fechará algumas ruas e proibirá estacionamento em determinados espaços. A operação começa no dia 30 a partir das 18h e a Avenida Atlântica será fechada nas duas pistas a partir das 8h do dia 31.

São quatro postos de saúde em Copacabana, 30 ambulâncias avançadas, 48 leitos, sendo 8 de suporte avançado e 50 poltronas de hidratação.

A Comburb terá garis em todos os pontos da festa, com 5 mil garis e mais de 400 veículos e equipamentos, além de 5 mil conteineres e caixas metálicas ao longo da cidade.

Esquema de segurança

O governo do estado do Rio de Janeiro divulgou sua operação na semana passada. Segundo o secretário de segurança Victor Santos, 28 mil policiais serão escalados durante a operação em todo o território.

Para a festa de Copacabana, o esquema será o mesmo do ano passado: pontos de bloqueio e revista para evitar que pessoas entrem armadas, com facas ou objetos cortantes, detectores de metais e câmeras de reconhecimento facial. O bairro terá 3.300 policiais, 12% a mais do que no ano anterior. O réveillon em Copa contará com 19 pontos de bloqueio em vias de acesso.

Todas as imagens geradas por câmeras, tanto as instaladas em vias públicas como as acopladas no fardamento dos policiais militares, estarão sendo transmitidas em tempo real para a equipe de policiais militares do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

As áreas da festa e do entorno serão patrulhadas por aeronaves - helicópteros e drones do Grupamento Aeromóvel (GAM). As imagens também serão transmitidas em tempo real para o CICC e para o Carro Comando Móvel, que ficará estacionado em Copacabana.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google