Maricá terá a primeira orla do mundo com a assinatura de Oscar Niemeyer

Prefeito eleito, Washington Quaquá, divulgou a maquete dos quiosques assinados pelo arquiteto

Por Adriana França em 21/12/2024 às 10:12:02
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Maricá vai escrever um capítulo importante na história da arquitetura mundial. A cidade será a primeira do mundo a ter uma orla inteira decorada com obras assinadas por ninguém menos que Oscar Niemeyer. O prefeito eleito da cidade, deputado federal Washington Quaquá (PT), divulgou a maquete dos quiosques que serão instalados ao longo de toda orla maricaense. As novidades não param por aí. Quaquá anunciou ainda que será construído um museu a céu aberto, nos mesmos moldes de Inhotim, em Minas Gerai, na fazenda que pertenceu à família do arquiteto.

Diferentemente do Caminho Niemeyer, em Niterói, que reúne obras do arquiteto em trechos que margeiam a Baía de Guanabara, em Maricá os quiosques serão erguidos ao longo da extensa orla marítima da cidade. A ex-capital fluminense é, até então, a segunda cidade do mundo com mais obras de Niemeyer, ficando atrás apenas de Brasília, mas deve perder o posto nos próximos anos. Como já tinha anunciado, Quaquá vai levar para Maricá pelo menos uma dezena de projetos assinados pelo arquiteto, superando Niterói, que tem sete.

"Essa maquete que vocês estão vendo aqui é a maquete dos novos quiosques da nossa orla. Serão dezenas de quiosques iguais a esse na nossa orla. Mas a grande novidade é que esses quiosques são obra do maior arquiteto do mundo, Oscar Niemeyer. Não só esse quiosque, nós estamos adquirindo mais de oito obras de Oscar Niemeyer, será mais de uma dezena", afirmou o prefeito eleito.

Quaquá lembrou ainda que a família de Niemeyer tem origens em Maricá. Por esse motivo, uma das principais ruas do Centro da cidade leva o nome do avô do gênio da arquitetura, Ribeiro de Almeida, que foi ministro da Suprema Corte, ainda no Império e na República recém instalada. A família possuía uma fazenda na cidade e que agora será transformada em um grande museu a céu aberto, nos moldes do Instituto Inhotim, que fica na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais.

"Você pode não saber, mas o grande arquiteto do mundo, Oscar Niemeyer, tem a família originária de Maricá. Ribeiro de Almeida, aquela rua que tem no Centro de Maricá, era o avô de Oscar Niemeyer e ele tem uma fazenda aqui em Maricá, nós vamos construir onde é a fazenda do Oscar Niemeyer, onde foi a fazenda dele, uma espécie de Inhotim, aquele museu a céu aberto que tem lá em Minas Gerais, cheio de obras de arte a céu aberto, que é o maior museu do mundo. Inclusive o Grassi, que veio trabalhar com a gente, o ator Antônio Grassi, foi quem organizou Inhotim, e vai organizar todo esse processo de turismo e de cultura em Maricá. As maiores obras de Oscar Niemeyer estarão em Maricá", garantiu Quaquá.

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google