Na véspera da eleição americana, Kamala e Trump disputam voto a voto

O presidente Lula declarou publicamente sua preferência por Kamala.

Por Conexão no Ar em 04/11/2024 às 08:57:31
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Amanhã milhões de americanos irão às urnas escolher o próximo presidente. Os candidatos Kamala Harris e Donald Trump disputam voto a voto nos chamados estados-pêndulo, aqueles que, tradicionalmente, não apresentam uma preferência por republicanos ou democratas, como ocorre no restante do país. Uma pesquisa publicada neste domingo pelo New York Times, em parceria com o Siena College, mostra Kamala ligeiramente à frente em Nevada, Carolina do Norte e Wisconsin. Trump, por sua vez, lidera no Arizona. Os dois aparecem empatados em Michigan, Geórgia e Pensilvânia. Os resultados nos sete campos de batalha, porém, estão dentro ou muito próximos da margem de erro de 3,5 pontos percentuais.

Os estados-pêndulo correspondem a 93 dos 538 delegados em disputa. Para vencer, é preciso obter 270 delegados, isto é, maioria simples do total. Kamala já tem apoio de 226, ante 219 de Trump. A pesquisa Exame/Ideia realizada na Pensilvânia, mais importante dos sete estados pelos seus 19 delegados, mostra empate – cada um deles soma 48% dos votos. No sistema eleitoral americano, a votação é indireta. Assim, o voto popular não escolhe o novo presidente, mas sim o Colégio Eleitoral. O candidato que vence em um estado conquista todos os votos dos delegados daquele local no Colégio Eleitoral. Assim, a disputa presidencial é feita estado a estado. (Exame)

Em Iowa, a candidata democrata ultrapassou o republicano na pesquisa Des Moines Register/Mediacom Iowa divulgada no sábado, com o apoio das mulheres sendo o principal fator para a mudança em um local que Trump venceu facilmente em 2016 e 2020. A pesquisa, realizada com 808 prováveis eleitores, mostra Kamala à frente de Trump por 47% a 44%.

Neste último dia de campanha, Kamala passará o dia na Pensilvânia. Visitará áreas da classe trabalhadora e, à noite, fará um comício na Filadélfia com Lady Gaga e Oprah Winfrey. Trump planeja quatro comícios em três estados, começando em Raleigh, Carolina do Norte, e parando duas vezes na Pensilvânia, com eventos em Reading e Pittsburgh. O ex-presidente encerra sua campanha em Grand Rapids, Michigan.

No fim de semana, a democrata surpreendeu o público ao aparecer no programa Saturday Night Live imitando a versão de Maya Rudolph em um espelho duplo na abertura. "É ótimo te ver, Kamala", disse a vice-presidente a Rudolph, exibindo um sorriso largo que manteve durante todo o esquete, que teve trocadilhos com o nome da candidata. A atriz e comediante interpreta Kamala desde 2019 e arranca elogios inclusive da própria. Após a participação no programa ao vivo, Kamala voou para o Michigan. (The Guardian)

Já o republicano participou neste domingo de um comício em Lititz, Pensilvânia. Ele abriu o comício com a pergunta: "Você gosta mais de agora ou de quatro anos atrás?", indagou, antes de mergulhar em temas como imigração e economia. (CNN Brasil)

O presidente Lula declarou publicamente sua preferência por Kamala. Em entrevista ao canal de TV francês TF1, ele afirmou que a vitória da atual vice-presidente é a "opção mais segura para o fortalecimento da democracia nos EUA".

Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google