Rio vai ter seis novas bases do Segurança Presente durante o G20

Instalações contarão com câmeras de reconhecimento facial, drones e viaturas capazes de identificar veículos roubados

Por Conexão no Ar em 01/11/2024 às 18:29:08
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O Governo do Estado vai inaugurar seis novas bases do Segurança Presente. As instalações, que começarão a operar para a reunião da cúpula do G20, serão instaladas em pontos estratégicos: Cinelândia, Av. Beira Mar (MAM), Praça Muhammad Ali (AquaRio), Lapa, Copacabana e Av. Venezuela (Boulevard Olímpico). As bases serão mantidas na cidade após a realização do G20.

"As bases ficarão como legado do G20 para a cidade e serão modelo a ser replicado nas que já temos hoje, com utilização de tecnologia de ponta para auxiliar o trabalho. Com essas novas bases, serão 48 unidades do Segurança Presente no Estado, reforçando a segurança da população", afirma o governador Cláudio Castro.

As novas bases serão equipadas com câmeras com reconhecimento facial capazes de identificar foragidos da Justiça. Cada base terá quatro câmeras, que cobrirão o entorno das instalações. As imagens são capturadas e comparadas com o banco de dados da Polícia Civil. Quando um suspeito procurado pela Justiça for identificado, o CICC receberá o alerta com a imagem e acionará a equipe do Segurança Presente mais próxima .

As seis bases contarão ainda com uma viatura equipada com duas câmeras – uma destinada a fazer reconhecimento facial e outra com sistema OCR, que identifica carros com registro de roubo e furto. As seis bases do Segurança Presente terão também drones, que auxiliarão o patrulhamento realizado por policiais em viaturas, motos, bicicletas e a pé

Das seis bases, três – Av. Beira Mara, Copacabana e Boulevard Olímpico – terão também salas de monitoramento equipadas com telas que transmitem em tempo real imagens capturadas por câmeras das ruas e comércios. O sistema de monitoramento aumenta a eficácia do patrulhamento nas ruas, já que permite que um agente de plantão na sala de monitoramento acione os policiais mais próximos de cada ocorrência suspeita.

As novas bases funcionarão das 8h às 22h, com 350 agentes - 260 policiais e 90 agentes civis e assistentes sociais -, cinco vans, 26 viaturas operacionais, 49 motos e 15 bicicletas. Com as seis novas unidades, o estado passará a ter 48 bases do Segurança Presente.


Comunicar erro
Alerj
Anuncie Google