A Defesa Civil Municipal de Angra dos Reis retornou nesta quinta-feira, dia 14, ao estado de vigilância, pois não há avisos meteorológicos para os próximos dias, deixando de estar em estado de alerta máximo. Todas as equipes da Prefeitura continuam em campo trabalhando em apoio à população afetada pelas fortes chuvas registradas no fim de semana.
Desde o sábado (dia 9), mais de 400 pessoas já deixaram os pontos de abrigos. No momento, o município conta com 38 pessoas recebendo todo suporte necessário em dois abrigos no Frade: a Escola Municipal Prefeito José Luiz Ribeiro Reseck e o Cemei Sérgio Louzada.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania realiza hoje, até as 18h, o cadastramento dos moradores afetados. A ação ocorre no Cemei Júlia Moreira da Silva, na Rua 3 Amigos, no Sertão do Bracuí e no Quilombo Santa Rita do Bracuí.
O cadastramento segue nesta sexta-feira (dia 15), das 9h às 15h, e permite a retirada dos kits de limpeza, kits higiênicos e cestas básicas, além de servir para que o Governo Estadual faça a apuração de quem estará apto a receber o Cartão Recomeçar.
O Recomeçar tem valor de R$ 3 mil e é destinado à população de baixa renda atingida por desastres naturais decorrentes de enchentes, deslizamentos, desabamentos e incêndios, permite a compra de materiais de construção, eletrodomésticos da linha branca e móveis.
DOAÇÕES
Doações para as famílias afetas podem ser feitas das 9h às 17h, no Arquivo Central da Prefeitura (Alameda Coronel Otávio Brasil, 253-B, Balneário) e no Centro de Referência em Assistência Social/CRAS do Frade (Rua Silva Travassos, 288). Todos os itens são disponibilizados para a população no Cemei Bracuí.
Já o Bem-Estar Animal está recolhendo doações de ração, medicamentos e remédios antipulga e carrapato para os animais afetados. A Superintendência fica localizada na Praça Marquês de Tamandará, S/N. O contato é o WhatsApp (24) 99827-5209