Mais uma operação integrada entre os órgãos de segurança pública do Governo do Estado foi realizada ao fim da tarde desta terça-feira (9), em frente ao Palácio do Catete. Patrimônio histórico do Rio de Janeiro, uma cracolândia formada no local foi desarticulada, com apreensão de armas brancas e entorpecentes.
A operação foi uma ação entre Aterro Presente, a equipe do 2° BPM comandado pelo Cel. Ludogero e a Superintendência da Zona Sul da Segov, representada pelo Superintendente, Marcelo Maywald.
Onze usuários de drogas foram abordados e possuíam antecedentes criminais variados, como roubo, furto, Lei Maria da Penha, entre outros. Um deles possuía oito passagens pela polícia. Facas, acessórios para o consumo dee maconha e diversos cachimbos de crack foram apreendidos.
"O objetivo da operação foi reprimir os moradores em situação de rua que consomem crack, abordam os moradores, trabalhadores e turistas que trafegam pelo bairro, além de combater os delitos praticados por marginais na região", explicou Marcelo Maywald, superintendente da Zona Sul.
O Palácio do Catete é um prédio histórico, sendo um exemplar da arquitetura neoclássica brasileira do final do século XIX. O palácio foi palco de diversos episódios importantes da história do Brasil, tal como o suicídio de Getúlio Vargas. Atualmente abriga o Museu da Republica.